Proposta de indicadores de inovação no plano de desenvolvimento institucional do IF Goiano

Santos, Bruna de Oliveira

Nascimento, Paulo Gustavo Barboni Dantas

Inovações tecnológicas - BrasilInovações tecnológicas - indicadoresPlanejamento estratégico

1-Fev-2019

SANTOS, Bruna de Oliveira. Proposta de indicadores de inovação no plano de desenvolvimento institucional do IF goiano. 2019. 44 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

Resumo:  Objetivou-se a criação de uma proposta de indicadores de inovação no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que atenda o propósito de estruturar e dar competências suficientes para sensibilizar, disseminar e implementar uma cultura inovadora no IF Goiano, aprimorando a proteção do capital intangível e a transferência de tecnologia. Tal proposta poderá auxiliar a consolidação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) no que tange às suas obrigações/competências estabelecidas em lei. A pesquisa foi norteada pelos fundamentos do método da pesquisa-ação, pesquisa documental e uso da ferramenta de benchmarking para identificar estratégias utilizadas por outras instituições, técnicas de bibliometria para elaborar indicadores personalizados. O IF Goiano tem potencial inovador, pois está inserido num ecossistema forte, possui quadro docente capacitado, significativo número de grupos de pesquisa e um polo de inovação. O aproveitamento desse potencial aliado a ações de gestão da inovação: inserção de indicadores de inovação no PDI, uso de roadmap para definir linhas de pesquisa, inclusão de disciplina de PI na grade curricular, formulação de editais com critérios de produtividade tecnológica e inovadora, alocação de servidores qualificados no setor e uso de uma plataforma eletrônica que agilize e auxilie o acompanhamento dos projetos, tendem a fortalecer a cultura de inovação para que a instituição atinja maior maturidade de inovação. Essa maturidade poderá ser acompanhada, pois após construir e defender uma proposta de indicadores de inovação, foram feitas algumas reuniões, ajustes e submetido à aprovação do conselho superior, sendo que dois dos três indicadores aqui propostos, foram acatados e estão no PDI 2019-2023.
Palavras-chaves:

indicadores de inovação, planejamento estratégico, propriedade intelectual, transferência de tecnologia.

The objective was to create a proposal for innovation indicators in the Institutional Development Plan (IDP), which aims at structuring and giving sufficient skills to sensitize, disseminate and implement an innovative culture in IF Goiano, improving the protection of intangible capital and transfer of technology. Such proposal may help consolidate the Nucleus of Technological Innovation (NIT) in relation to its obligations / competences established by law. The research was guided by the fundamentals of the action-research method, documentary research and the use of the benchmarking tool to identify strategies used by other institutions, bibliometrics techniques to develop customized indicators. IF Goiano has innovative potential, as it is embedded in a strong ecosystem, has a qualified teaching staff, a significant number of research groups and a pole of innovation. The use of this potential allied to actions of innovation management: insertion of innovation indicators in the PDI, use of roadmap to define lines of research, inclusion of IP discipline in the curriculum, formulation of edicts with criteria of technological and innovative productivity, allocation of qualified servers in the industry, and the use of an electronic platform that speeds up and helps to monitor projects, tends to strengthen the culture of innovation so that the institution achieves greater maturity of innovation. This maturity could be monitored, since after constructing and defending a proposal for innovation indicators, some meetings, adjustments were made and submitted to the approval of the superior council, two of the three indicators proposed here being adhered to and are in PDI 2019-2023.

innovation indicators, strategic planning, intellectual property, technology transfer.

Informações adicionais:  Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2019.