NOTÍCIAS PROFNIT UnB

O CDT/UnB e a propriedade intelectual produzida na FGA/UnB

Godinho, Larissa da Costa e Silva

Costa, Andréia Alves

Propriedade intelectualUniversidade de BrasíliaUniversidade de Brasília. Faculdade do GamaPropriedade intelectual - registro

14-Dez-2018

GODINHO, Larissa da Costa e Silva. O CDT/UnB e a propriedade intelectual produzida na FGA/UnB. 2018. xv, 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

O estudo visa a contribuir para o conhecimento mais aprofundado sobre os registros de propriedade intelectual na academia, tendo por base o estudo de caso da Faculdade UnB Gama. A análise foi fundamentada nas estatísticas de proteção de marcas, desenhos industriais, programas de computador e patentes da instituição, efetivadas pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Os resultados evidenciaram o grande potencial tecnológico e inovativo do campus e a sua expressividade perante a Universidade de Brasília no quesito proteção de ativos intangíveis: 19% dos registros de marca, 8% dos registros de desenho industrial, 7% dos registros de programas de computador e 14% dos registros de patente. Concluiu-se que, apesar de ser novata e possuir infraestrutura inacabada, a Faculdade UnB Gama é um polo gerador de inovação e tecnologia.

Palavras-chave:

Propriedade intelectual. Universidade. Inovação. Faculdade UnB. Gama. Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico

The study aims to contribute to a deeper understanding about the intellectual property registers in the academy, based on the case study of the UnB Gama Faculty. The analysis was based on the protection statistics of trademarks, industrial designs, software and patents of the institution, effected by the Technological Development Support Center of the University of Brasilia, at the National Institute of Industrial Property. The results showed the great technological and innovative potential of the campus and its expressivity to the University of Brasilia in the protection of intangible goods: 19% of trademarks registrations, 8% of industrial designs registrations, 7% of software registrations and 14% of patents registrations. It was concluded that, despite being new and having unfinished infrastructure, UnB Gama Faculty is a pole that generates innovation and technology.

Intellectual property. University. Innovation. UnB Gama Faculty. Technological Development Support Center.

Informações adicionais:  Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.
Aparece nas coleções: CDT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Dissertações)