Melis, Maria Fernanda Mascarenhas dos Santos

Albuquerque, Olga Maria Ramalho de

Dados de pesquisa, Ciência, tecnologia e inovação, Universidades e faculdades

17-Dez-2018

MELIS, Maria Fernanda Mascarenhas dos Santos. Acesso aberto aos dados de pesquisa nas universidades brasileiras e os indicadores de CT&I. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Os dados de pesquisa estão se tornando cada vez mais essenciais na era digital. Em um contexto de pesquisa e inovação, as universidades são, ao mesmo tempo, grandes protagonistas na produção e na disseminação do conhecimento, além de serem grandes produtoras e consumidoras de dados de pesquisa. Assim, objetiva-se neste estudo caracterizar as ações voltadas aos dados de pesquisa nas universidades brasileiras com vistas a indicar seu potencial impacto nos indicadores de ciência, tecnologia e inovação destas universidades. Trata-se de um estudo de caso que analisou as 50 primeiras colocadas no Ranking Web Universities. Os resultados obtidos revelaram que, das instituições brasileiras componentes da amostra, apenas 05 possuem repositório de dados, apesar de outras universidades possuírem iniciativas para o gerenciamento e o compartilhamento deste tipo de dado. Conclui-se que as iniciativas brasileiras são incipientes mas dependem de ações de governo centralizadas visando ao estímulo da prática da pesquisa aberta.

Palavras-chave:

Dados de pesquisa. Ciência, tecnologia e Inovação. Universidade.Brasil.

Research data is becoming increasingly essential in the digital age. In a context of research and innovation, universities are, at the same time, great protagonists in the production and dissemination of knowledge, besides being great producers and consumers of research data. Thus, the objective of this study is to characterize the actions focused on the research data in Brazilian universities in order to indicate their potential impact on the indicators of science, technology and innovation of these universities. This case study analyzed the top 50 ranked in the Web Universities Ranking. The results obtained showed that, of the Brazilian institutions that are part of the sample, only 05 have data repository, although other universities have initiatives for the management and sharing of this type of data. It is concluded that Brazilian initiatives are incipient but depend on centralized government actions aimed at stimulating the practice of open research.

Research Data. Science, Technology and Innovation. University. Brazil.

Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.