Perguntas Frequentes sobre o PROFNIT e o Exame Nacional de Acesso (ENA)
1) Gostaria de entender melhor o que vem a ser este curso de PROFNIT, é uma pós-graduação?
O PROFNIT é um curso de Pós-Graduação da categoria de Mestrado, enquadrado como stricto sensu, aprovado pela CAPES/MEC e realizado com a liderança do FORTEC e a parceria de 12 instituições de ensino superior e participação de docentes de 35 instituições de ensino e de pesquisa. O Curso foi proposto à CAPES pelo FORTEC e aprovado com nota 4. As instituições denominadas Pontos Focais são instituições públicas federais ou estaduais que serão responsáveis pela vida acadêmica dos estudantes, desde a matrícula até a emissão do diploma. Esta parceria configura a Rede Nacional PROFNIT. Os diplomas dos concluintes serão emitidos como "Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação". Estes diplomas são reconhecidos nacionalmente.
2) O Curso já está devidamente reconhecido/aprovado pelo MEC/CAPES?
Sim, o curso foi aprovado pela CAPES na reunião do CTC de 18 e 19 de junho de 2015. O Curso tem nota 4 (quatro).
3) Quem está promovendo o curso?
O curso é uma iniciativa do FORTEC, que reuniu as 12 instituições de Ensino que são participantes atualmente. O Exame Nacional de Acesso é de responsabilidade do FORTEC. Toda a parte acadêmica do curso, desde a matrícula até a emissão de diploma, é de responsabilidade das 12 Universidades participantes que são caracterizadas como Pontos Focais.
4) Gostaria de saber como uma instituição de ensino pode se tornar um ponto focal do PROFNIT.
O PROFNIT deve fazer expansão das atividades através de chamadas nacionais para novos docentes e novos Pontos Focais. Uma vez publicada cada chamada, espera-se que as instituições apresentem docentes com doutorado, experiência profissional e produção científica e tecnológica compatível com o exigido para a área e o nível do curso, além dos cursos de capacitação em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação.
5) Este programa de Mestrado ocorrerá apenas este ano ou serão realizadas chamadas em todos os anos? Em caso de afirmativo para outros anos, os pontos focais serão sempre os mesmos?
O mestrado do PROFNIT é um Curso Regular de stricto sensu, com ofertas regulares, pelo menos uma vez ao ano. Apesar da possibilidade de ampliação do curso em outras cidades/instituições, os únicos Pontos Focais habilitados para ofertar o curso, são os constantes nas Chamadas para Seleção de Estudantes – Exame Nacional de Acesso. As aulas serão ofertadas nos horários e nas sedes dos Pontos Focais constantes nas Chamadas para Seleção de Estudantes.
6) O curso é um Mestrado Profissional, que por definição difere do mestrado acadêmico. É em razão disto que não há uma etapa de seleção de anteprojeto de dissertação?
O Mestrado do PROFNIT é Profissional, pois visa instrumentar seus estudantes para aplicação imediata do conhecimento no aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc. O processo seletivo está relatado na Chamada para Seleção de Estudantes – Exame Nacional de Acesso e consta de duas etapas: Uma prova com 40 questões múltipla-escolha (eliminatória) e uma análise curricular. Não serão solicitados projetos. O tema de dissertação/trabalho de conclusão de curso será definido pelo estudante que escolhe seu orientador, sendo validado pela Comissão Acadêmica Nacional até o 2o. semestre do curso.
7) Qual instituição de ensino constará no diploma?
Cada Ponto Focal emitirá os diplomas de acordo com o Ponto Focal escolhido pelo candidato para sua matrícula. O símbolo do FORTEC será colocado no verso de cada diploma.
8) Haverá a redação de uma dissertação como requisito para obtenção do grau de mestre?
A obtenção do Grau de mestre é condicionada à elaboração/defesa/aprovação de Trabalho de Conclusão de Curso que deve ser em uma ou mais modalidades da Portaria Normativa da CAPES nº 17, de 28 de dezembro de 2009, e deve versar sobre temas pertinentes às atividades de Núcleos de Inovação Tecnológica e Ambientes Promotores da Inovação. O conteúdo deste documento será definido pelo estudante que escolhe seu orientador, sendo validado pela Comissão Acadêmica Nacional até o 2o. semestre do curso.
9) Onde serão as aulas do curso?
As aulas serão presenciais e serão realizadas nas dependências de cada Ponto Focal. Cada Ponto Focal tem um calendário próprio e os horários das aulas das disciplinas obrigatórias estão disponibilizados no Edital do Exame Nacional de Acesso.
10) Considerando que a carga horária das aulas é idêntica nos diversos pontos focais, como se explica uma quantidade de dias de aulas bem superior nas instituições, no ANEXO 5 da Chamada para Seleção de Estudantes – Exame Nacional de Acesso de Seleção?
A carga horária de disciplinas obrigatórias e eletivas do PROFNIT seguirá exatamente a Matriz Curricular (http://www.profnit.org.br/category/funcionamento/matriz-curricular/). Os dias e turnos das aulas apresentados no Anexo 5 da Chamada para Seleção de Estudantes – Exame Nacional de Acesso referem-se exclusivamente à disponibilidade dia/horário da infraestrutura necessária e dos docentes para as atividades didáticas em cada Ponto Focal para a turma que será ingressante. Em nenhum momento aquele anexo apresenta carga horária total. No entanto, o candidato deve ter disponibilidade para as atividades didáticas nos horários apontados para o Ponto Focal em que se inscreveu para matricular-se.
11) A Chamada para Seleção de Estudantes – Exame Nacional de Acesso diz que o documento deve estar dentro da validade, mas a carteira da identidade não mostra a validade. Devo tirar uma nova identidade?
Se o documento não tem data de validade poderá ser considerado como válido para a prova, desde que esteja legível e que a fotografia permita o reconhecimento do portador. Não serão aceitas cópias de documentos para verificação da identidade do candidato – devem ser apresentados documentos originais.
12) Gostaria de saber sobre a prova de idiomas para o PROFNIT.
O Exame Nacional de Acesso do PROFNIT não terá prova de proficiência em língua estrangeira. Porém, uma vez iniciado o curso, os alunos aprovados e matriculados deverão observar as regras de cada Instituição Ponto Focal.
13) Quais alunos e em que número passam da Etapa 1 para a Etapa 2 da seleção?
O Exame Nacional de Acesso do PROFNIT consta de duas etapas, sendo a Etapa 1 - Prova Nacional de conhecimentos de caráter eliminatório e a Etapa 2 de Análise de Currículos classificatória. Assim, todos os candidatos que tirarem nota superior à nota de corte da Prova Nacional e estiverem com as maiores notas, até três vezes o número de vagas da opção escolhida para cada Ponto Focal, serão considerados aprovados na Etapa 1 e vão para a Etapa 2 em cada Ponto Focal. A Etapa 2, a Análise de Currículo, tem caráter classificatório, mas vai interferir na nota final do candidato. Dos candidatos que vão para a Etapa 2, apenas será considerado APROVADO E CLASSIFICADO e será chamado para matrícula em cada Ponto Focal o número de candidatos de acordo com o número de vagas desse Ponto Focal.
14) Como comprovar determinadas experiências como, por exemplo, Exercício profissional diretamente relacionado com a área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia para inovação?
Caso tenha trabalhado em alguma empresa, órgão de governo ou equivalente, basta apresentar cópia do contrato de trabalho com a designação da função. Caso seja atividade profissional autônoma, apresentar comprovantes de serviços prestados aos clientes, cópia de processos, ou equivalentes.
15) Preciso autenticar toda à documentação necessária para a Etapa 2?
Com relação à documentação a ser apresentada, basta que apresente cópias legíveis. O processo de autenticação em cartório ou conferência com o original por servidor público está dispensado por lei desde junho de 2017. Mas, caso a Comissão julgue que algum dos documentos não tem procedência, esta pode pedir uma verificação com o original, diretamente ao candidato. Portanto, com esta simplificação, bastam apenas cópias legíveis.
16) O currículo Lattes deve acompanhar todos os comprovantes ou somente os válidos para o "formulário de Barema"?
Quanto ao currículo Lattes, basta a impressão da versão completa, diretamente do sistema. Devem ser apresentados exclusivamente os documentos pessoais solicitados no Edital e os documentos comprobatórios de currículo que sejam pontuados de acordo com o Barema e o Anexo IV-B. Alertamos que a ausência da entrega do Anexo IV-B implica em desistência do candidato.
17) Sobre pontuação de Artigo ou capítulo de livros publicados em periódicos na área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e inovação: Qual deverá ser considerada a primeira página no caso de um livro? Algumas publicações, como existiram diversos autores, alguns nomes constam apenas na página dedicada aos autores.
Neste caso, para pontuação do item, enviar as cópias da capa, ficha catalográfica, sumário e do capítulo do livro onde conste seu nome como autor.
18) Fiz minha inscrição e efetuei o pagamento, mas esqueci de anexar o comprovante, posso anexar depois?
O candidato deve estar atento aos prazos estabelecidos no edital, não serão considerados válidos envio de comprovantes fora do prazo, caracterizando a não inscrição do candidato no Exame, sem direito à devolução do valor pago.
19) Não consigo anexar eletronicamente, no formulário de inscrição, o comprovante de pagamento.
Saia do sistema (faça logoff) e entre de novo (faça login). Depois vá em: Inscrição; Confirmar depósito e faça o envio (upload) de seu comprovante. Saia do sistema (faça logoff) e entre de novo (faça login). Olhe em: Inscrição, Situação da inscrição. Lá devem estar as mensagens: Você possui uma inscrição ainda não confirmada no ENA/PROFNIT 2016. Existe um comprovante de pagamento já postado e recebido mas aguardando análise. Em breve estaremos procedendo à análise, quando deverá ter outra mensagem informando sua homologação. Vale lembrar que, de acordo com a Chamada para Seleção de Estudantes – Exame Nacional de Acesso – Ingresso em 2018: Pagamentos eventualmente realizados fora do prazo estabelecido no calendário do Quadro 2 ou não anexados eletronicamente no formulário de inscrição, não serão considerados válidos, caracterizando a não inscrição do candidato no Exame, sem direito à devolução do valor pago. Recomendamos que os candidatos tenham especial cuidado ao preencher o formulário eletrônico de inscrição com uso de smartphones. Recomendamos o uso de computadores com os navegadores Chrome, Internet Explorer ou Edge.
20) Como posso solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição?
Para solicitar isenção, o candidato precisa estar inscrito no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, devendo proceder ao preenchimento regular da ficha eletrônica de inscrição, clicando na opção “candidato hipossuficiente” e informando o Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico.
21) Como posso mudar o ponto focal que indiquei para matrícula após ter finalizado o cadastro?
Clique em Inscrição, Situação da Inscrição. Nessa tela é possível mudar. O candidato poderá alterar seus dados de inscrição a qualquer momento durante o período de inscrições, de acordo com o QUADRO 2. Após o encerramento desse período não será possível alterar nenhum dos dados informados.
22) Sou Adventista do Sétimo Dia e quero saber se poderei fazer as provas no sábado após as 18h.
Infelizmente não será possível a realização da Prova do Exame Nacional de Acesso fora do horário estipulado no edital.
23) Posso escolher fazer a prova numa cidade diferente do Ponto Focal onde escolhi para cursar?
Não, o Edital prevê que a Prova Nacional deve ser realizada sempre no mesmo Ponto Focal escolhido para cursar
- Acessos: 4105