Inovação no modelo de negócio: por uma economia criativa e sustentável – Um estudo de caso da startup Maria Vestido closet compartilhado

Ferreira, Fernanda Gazotto

Carvalho, Sônia Marise Salles

Coorientador(es):

Modelo de negócios

Economia compartihada

15-Dez-2021

FERREIRA, Fernanda Gazotto. Inovação no modelo de negócio: por uma economia criativa e sustentável: um estudo de caso da Startup Maria Vestido Closet Compartilhado. 2021. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

Esse artigo visa apresentar a Startup Maria Vestido Closet Compartilhado. O estudo aconteceu a partir da preocupação com o consumo atual de moda de forma insustentável e a necessidade de mudanças disruptivas em especial nessa área. Essa consciência motivou a criação dessa Startup que será o estudo de caso nesta pesquisa. Que investiga: Que inovação é necessária para que a Maria Vestido seja inserida num modelo característico de economia criativa e sustentável? O objetivo de pesquisa é propor inovação no modelo de negócio dessa Startup tendo como referência os princípios da economia criativa e sustentável. A metodologia se caracterizou por uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica pavimentada por um referencial teórico aprofundado em economia criativa e sustentável. O resultado da pesquisa apontou as seguintes implicações: relevância do diálogo entre o conhecimento científico e a aplicação no mercado; disseminação da abordagem da economia criativa e sustentável como alicerce de inovação de negócios na área de moda e consumo; proposta de valor que oferta benefícios, ao consumidor, consumindo produtos e serviços gastando menos, aos parceiros envolvidos gerando rentabilidade, amplia a rede de conexões, potencializa o capital e recursos existentes, além de gerar sustentabilidade econômica, social e ambiental.

This article propose aims to introduce the Startup Maria Vestido Closet Compartilhado. The study took place from the concern with the current unsustainable consumption of fashion and the need for disruptive changes, especially in this area. This awareness motivated the creation of this Startup that will be the case study in this research. What he investigates: What innovation is necessary for Maria Vestido to be inserted in a characteristic model of creative and sustainable economy? The research objective is to propose innovation in this Startup's business model based on the principles of creative and sustainable economy. The methodology was characterized by a qualitative, descriptive and bibliographical research, paved by an in-depth theoretical framework in creative and sustainable economy. The research result pointed to the following implications: relevance of the dialogue between scientific knowledge and market application; dissemination of the creative and sustainable economy approach as a foundation for business innovation in the fashion and consumption area; value proposition that offers benefits to the consumer, consuming products and services while spending less, to the partners involved, generating profitability, expanding the network of connections, leveraging existing capital and resources, in addition to generating economic, social and environmental sustainability.

Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2021.