NOTÍCIAS PROFNIT UnB

Equity Crowdfunding um instrumento de acesso à recursos financeiros para aumento da competitividade das empresas: Acesso ao investimento para Startups, Pequenas e Médias Empresas.

Lima, Stenio Diniz

Ghesti, Grace Ferreira

Coorientador(es):  Resende, Alex Laquis

Investimento coletivo

Acesso ao crédito

Pequenas e médias empresas

14-Fev-2022

LIMA, Stenio Diniz de. Equity Crowdfunding um instrumento de acesso à recursos financeiros para aumento da competitividade das empresas: acesso ao investimento para Startups, Pequenas e Médias Empresas. 2022. [50] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

Os instrumentos de acesso ao crédito com base na análise tradicional não atendem a demanda por recursos financeiros para a construção do futuro das Pequenas e Médias empresas, necessitando para mudar essa realidade de um conjunto de ações que envolvem novas políticas públicas, profissionalização da gestão além de novos instrumentos de acesso ao crédito. Sendo um segmento de impacto na economia dos países, é fundamental um conjunto de ações integradas para além de oferecer suporte financeiro à operação também seja estímulo à inovação. A formulação de políticas públicas adequadas à realidade, a capacidade das empresas em lidar com mudanças cada vez mais rápidas e o desenvolvimento de novos canais de acesso aos recursos financeiros públicos ou privados, como empréstimo ou aquisição de cotas de projeto ou da empresa, são mudanças esperadas para incrementar a competitividade dessas empresas que impactam em diversos setores econômicos. Esse trabalho avaliou esses elementos, e diante de novos instrumentos alternativos ao sistema financeiro tradicional, analisou o Equity Crowdfunding como opção frente à dificuldade atual de acesso ao crédito apresentando-se como um canal para aproximar essas empresas de uma quantidade maior de investidores. Dessa forma, esse instrumento que tem sua aplicação em diversos países, se consolida como um novo canal para as empresas contribuindo para a mudança do cenário da demanda por crédito e resultando no aumento do nível da inovação e competitividade da economia.

The instruments for access to credit based on traditional analysis do not attend the demand for financial resources to build the future of Small and Medium Enterprises, requiring changing this reality a set of actions that involve new public policies, professionalization of management and new instruments for access to credit. Being a segment of impact on the economy of the countries, it is fundamental to have a set of integrated actions to not only offer financial support to the operation but also to stimulate innovation. The formulation of public policies appropriate to the reality, the ability of companies to deal with increasingly rapid changes, and the development of new channels of access to public or private financial resources, such as loans or acquisition of project or company shares, are expected changes to increase the competitiveness of these companies that impact on various economic sectors. This work studies these elements, and in face of new alternative instruments to the traditional financial system, it analyzes Equity Crowdfunding as an option in face of the current difficulty in accessing credit, presenting itself as a channel to bring these companies closer to a larger amount of investors. Thus, this instrument, which has its application in several countries, consolidates itself as a new channel for companies, contributing to the change in the scenario of demand for credit and resulting in an increase in the level of innovation and competitiveness of the economy.

Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2022.