NOTÍCIAS PROFNIT UnB

Política de inovação : desenvolvimento de manual para pequenas indústrias

Santos, Gracielle Guedes dos

Bijos, Leila Maria da Juda

Coorientador(es):

Inovação

Política de inovação

Micro e pequenas empresas (MPEs)

26-Nov-2021

SANTOS, Gracielle Guedes dos. Política de inovação: desenvolvimento de manual para pequenas indústrias. 2021. 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

Resumo:

As micro e pequenas empresas brasileiras representam um fator determinante para o desenvolvimento socioeconômico do país. De acordo com o Ministério da Economia 99% dos negócios brasileiros são desta categoria, sendo que a participação no PIB já chega a 30%. Mais da metade dos empregos no país, uma fração de 55%, também são gerados por elas. Para se manterem competitivas em seu mercado de atuação é essencial que inovem em produtos, processos, marketing e em seus modelos de negócios. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é desenvolver um manual de Política de Inovação. O produto visa auxiliar empresários e equipes de micro e pequenas empresas sobre o processo de inovação. A construção do manual leva em conta as principais informações pertinentes ao ambiente de inovação que precisam ser desmistificadas e acessíveis a todos os colaboradores. A criação do manual se baseia na prática de inovação de pequenas empresas goianas, com análise de suas dificuldades e desafios em seus processos de inovação após a implementação de metodologias em Gestão da Inovação.

Abstract:

Brazilian micro and small companies represent a determining factor for the country's socioeconomic development. According to the Ministry of Economy, 99% of Brazilian businesses are in this category, with the share of GDP already reaching 30%. More than half of the jobs in the country, a fraction of 55%, are also generated by them. To remain competitive in their market, it is essential that they innovate in products, processes, marketing and in their business models. Therefore, the objective of this work is to develop an Innovation Policy manual. The product is intended to help entrepreneurs and micro and small business teams on the innovation process. The construction of the manual takes into account the main information relevant to the innovation environment that needs to be demystified and accessible to all employees. The creation of the manual is based on the innovation practice of small companies in Goiás, with an analysis of their difficulties and challenges in their innovation processes after the implementation of methodologies in Innovation Management.

Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2021.

Aparece nas coleções:

CDT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Dissertações)