Os discentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília podem solicitar prorrogação de prazo mediante conclusão de todos os créditos exigidos pelo Programa, apresentação do requerimento de prorrogação de prazo, apresentação da justificativa, parecer do orientador e apresentação do cronograma para defesa.

• Estender o prazo para defesa de dissertação/tese.

Como funciona?

• Enviar memorando com a solicitação de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese, juntamente com todos os documentos necessários, ao Decanato de Pós-Graduação (DPG).
  • O DPG analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o novo prazo é registrado no sistema da pós-graduação (SIPPOS).
  • O DPG retorna o processo ao programa para conhecimento.

Resolução CEPE nº 0080/2017 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB)

Art. 24. Os Regulamentos dos Programas de Pós-Graduação estabelecerão os prazos mínimos e máximos para o aluno completar o curso de Mestrado e Doutorado, incluindo a elaboração e a defesa da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado, não podendo ser inferior a 12 e superior a 24 meses para o Mestrado, nem inferior a 24 e superior a 48 meses para o Doutorado.

Parágrafo único. Excepcionalmente, perante a apresentação de razões amplamente justificadas e de cronograma que claramente indique a viabilidade de conclusão pelo aluno, esses prazos poderão ser alterados por um período de até seis meses no caso do Mestrado e de até 12 meses no caso do Doutorado, mediante solicitação circunstanciada a ser avaliada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.

Resolução CEPE nº 48/2003 (Direitos acadêmicos de alunos regulares Portadores de Necessidades Especiais -PNEs da UnB)

Formulário aluno SAA (PNE)

Formulários

• Requerimento de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese. Disponível no link:

ou inserir no processo SEI - Formulario - Documento Modelo: 2224760 - Público - Confirmar Dados

Orientações/Informações

• As solicitações devem conter todos os documentos listados no formulário:
  1. Solicitação assinada pelo discente com cronograma de atividades para o período da prorrogação proposto.
  2. Parecer do orientador concordando com o pedido de prorrogação de prazo.
  3. Histórico Escolar atualizado.
  4. Tela FORPEN do SIPPOS impressa e atualizada. (Para que o DPG possa conceder a prorrogação de prazo, o aluno não deve possuir pendências de integralização de créditos/pré-requisitos.).
  5. Aprovação da prorrogação de prazo pela Comissão e/ou Colegiado do Programa e/ou da unidade.

Procedimentos

Preenchimento do Requerimento de Prorrogação de Prazo

• Preencher nome do aluno, número de matrícula, nível (mestrado/mestrado profissional/doutorado).
  • Escrever justificativa para a prorrogação de prazo (acrescentar mais folhas caso o campo não seja suficiente).
  • Adicionar a data aprovada pela Comissão e/ou Colegiado conforme prazo máximo estipulado pela Resolução CEPE nº 80/2017
  • Adicionar a data provável da defesa de dissertação.
  • Solicitar a assinatura do requerimento pelo Coordenador do Programa.

Envio do processo

• Encaminhar memorando com todos os documentos à DIRPG, via DPG.

Check List para Prorrogação de Prazo de Defesa de Dissertação/Tese

Item Sim Não
01 – Utilizou o formulário de prorrogação de prazo?
02 – Preencheu todos os campos do formulário de prorrogação de prazo?
03 – O processo possui justificativa do aluno com sua assinatura?
04 – O processo possui parecer do orientador do aluno?
05 – O processo possui histórico escolar atualizado do aluno?
06 – O processo possui tela FORPEN do SIPPOS impressa e atualizada?
07 – O processo possui aprovação da prorrogação de prazo pela Comissão e/ou Colegiado do Programa e/ou da unidade?
08 - Encaminhou o memorando com assinatura do Coordenador do Programa para a DIRPG, via DPG?