Como prorrogar o prazo da defesa de dissertação/tese?

• Estender o prazo para defesa de dissertação/tese.

Como funciona?

• Enviar memorando com a solicitação de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese, juntamente com todos os documentos necessários, ao Decanato de Pós-Graduação (DPG).

• O DPG analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o novo prazo é registrado no sistema da pós-graduação (SIPPOS).

• O DPG retorna o processo ao programa para conhecimento.

Resolução CEPE nº 0080/2017 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB)

Art. 24. Os Regulamentos dos Programas de Pós-Graduação estabelecerão os prazos mínimos e máximos para o aluno completar o curso de Mestrado e Doutorado, incluindo a elaboração e a defesa da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado, não podendo ser inferior a 12 e superior a 24 meses para o Mestrado, nem inferior a 24 e superior a 48 meses para o Doutorado.

Parágrafo único. Excepcionalmente, perante a apresentação de razões amplamente justificadas e de cronograma que claramente indique a viabilidade de conclusão pelo aluno, esses prazos poderão ser alterados por um período de até seis meses no caso do Mestrado e de até 12 meses no caso do Doutorado, mediante solicitação circunstanciada a ser avaliada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.

Resolução CEPE nº 48/2003 (Direitos acadêmicos de alunos regulares Portadores de Necessidades Especiais -PNEs da UnB)

Formulário aluno SAA (PNE)

Resolução Aluno PNE

Formulários

ou inserir no processo SEI - Formulário - Documento Modelo: 2224760 - Público - Confirmar Dados

Orientações/Informações

• As solicitações devem conter todos os documentos listados no formulário:

- Solicitação assinada pelo discente com cronograma de atividades para o período da prorrogação proposto.

- Parecer do orientador concordando com o pedido de prorrogação de prazo.

- Histórico Escolar atualizado.

- Tela FORPEN do SIPPOS impressa e atualizada. (Para que o DPG possa conceder a prorrogação de prazo, o aluno não deve possuir pendências de integralização de créditos/pré-requisitos).

- Aprovação da prorrogação de prazo pela Comissão e/ou Colegiado do Programa e/ou da unidade.

Procedimentos

Preenchimento do Requerimento de Prorrogação de Prazo

• Preencher nome do aluno, número de matrícula, nível (mestrado/mestrado profissional/doutorado).

• Escrever justificativa para a prorrogação de prazo (acrescentar mais folhas caso o campo não seja suficiente).

• Adicionar a data aprovada pela Comissão e/ou Colegiado conforme prazo máximo estipulado pela Resolução CEPE nº 80/2017

• Adicionar a data provável da defesa de dissertação.

Instrução do processo SEI

• A secretaria iniciará o processo SEI.
  • A secretaria adicionar todos os arquivos recebidos e a Tela FORPEN do SIPPOS  atualizada.
  • Enviará o processo contendo o memorando e todos os documentos à DIRPG, via DPG.