Roadmap de tecnologias limpas : perspectivas no licenciamento ambiental de condomínios horizontais no Distrito Federal.

Soares, Alessandra do Valle Abrahão

Ghesti, Grace Ferreira

Coorientador(es):  Rodrigues, Juliana Petrocchi

Tecnologias limpas
Licenciamento ambiental
Condomínios horizontais

26-Dez-2022

SOARES, Alessandra do Valle Abrahão. Roadmap de tecnologias limpas: perspectivas no licenciamento ambiental de condomínios horizontais no Distrito Federal. 2022. 121 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022

A urbanização de um ambiente natural provoca diversos danos ambientais. Compete ao licenciamento ambiental considerar os aspectos do território impactado e incentivar o uso de tecnologias para minimizar os efeitos adversos. Esta pesquisa objetivou elaborar um roadmap de tecnologias limpas relacionadas à implantação e/ou operação de condomínios horizontais no Distrito Federal, que podem ser fomentadas no âmbito do licenciamento ambiental, dado o desafio de tornar tais empreendimentos ambientalmente menos impactantes e mais sustentáveis. A pesquisa envolveu 4 fases: i) pré-prospectiva, com um estudo exploratório e levantamento do referencial teórico; ii) prospecção tecnológica, com a busca de tecnologias em estudo bibliométrico (642 artigos) e patentometria (155 patentes); iii) organização e análise dos dados (consolidação de 13 tipos de tecnologias aplicáveis em condomínios horizontais); e iv) elaboração do roadmap com três categorias - energia, água e resíduos. O aproveitamento da energia solar e o controle da carga térmica são exemplos de diretrizes observadas nas tecnologias encontradas, tais como os materiais de mudança de fase e janelas de alta eficiência. Várias tecnologias vêm surgindo para melhorar a segurança hídrica, com a redução do consumo de água e a diminuição de águas residuais. Destaca-se o papel revolucionário que as impressoras 3D devem desempenhar no futuro da indústria da construção, imprimindo componentes e estruturas que reduzirão resíduos, custos e tempo. Essas e outras tecnologias limpas do roadmap mostram alguns caminhos para transformar a indústria da construção, sobretudo no segmento residencial, com vistas à sustentabilidade, redução do impacto ambiental e entrega de mais qualidade de vida às pessoas. Assim, este roadmap de tecnologias limpas para condomínios horizontais poderá servir como um instrumento orientador na definição de condicionantes e/ou compensações no âmbito dos licenciamentos ambientais de parcelamentos de solo no Distrito Federal, contribuindo para a mitigação e/ou redução dos impactos ambientais provocados pela ocupação do território e uso de recursos naturais nesses empreendimentos.

The urbanization of a natural environment causes various environmental damages. It is up to the environmental licensing to consider the aspects of the impacted territory and encourage the use of technologies to minimize adverse effects. This research aimed to develop a roadmap of clean technologies related to the implementation and/or operation of horizontal condominiums in the Federal District, which can be encouraged in the scope of environmental licensing, given the challenge of making such projects environmentally less impactful and more sustainable. The research involved 4 phases: i) pre-prospective, with an exploratory study and survey of the theoretical framework; ii) technology prospection, with the search for technologies in bibliometric study (642 articles) and patentometry (155 patents); iii) organization and analysis of data (consolidation of 13 types of technologies applicable in horizontal condominiums); and iv) elaboration of the roadmap with three categories - energy, water and waste. Solar energy use and thermal load control are examples of guidelines observed in the technologies found, such as phase change materials and high efficiency windows. Several technologies have been emerging to improve water safety, with the reduction of water consumption and the reduction of wastewater. Highlighted is the revolutionary role that 3D printers are expected to play in the future of the construction industry, printing components and structures that will reduce waste, costs and time. These and other clean technologies in the roadmap show some ways to transform the construction industry, especially in the residential segment, aiming for sustainability, reducing environmental impact and delivering more quality of life to people. Thus, this roadmap of clean technologies for horizontal condominiums can serve as a guiding tool in the definition of conditions and/or compensations in the scope of environmental licensing of land parcels in the Federal District, contributing to the mitigation and/or reduction of environmental impacts caused by land occupation and use of natural resources in these enterprises.

Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2022.