Andreato, Neiane da Silva Azevedo

Pequenas empresas
Technology Roadmapping

30-Mai-2022

ANDREATO, Neiane da Silva Azevedo. Manual técnico operacional do technology roadmapping para transferência de tecnologia em pequenas empresas. 2022. 33 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

O objetivo desta pesquisa foi a propor um modelo de Roadmap para facilitar o processo de transferência de tecnologia em pequenas indústrias do setor de Alimentos e Bebidas do Distrito Federal, com os atores da Tripla Hélice envolvidos. Para tanto, foi levantado um referencial teórico sobre transferência de tecnologia, marco legal da inovação e prospecção tecnológica. A metodologia proposta para o desenvolvimento do tema, contempla uma breve pesquisa exploratória sobre o panorama do setor de Alimentos e Bebidas, em âmbito nacional e no Distrito Federal. Também consta os resultados da aplicação de um questionário Survey em pequenas empresas de Alimentos e Bebidas do Distrito Federal, abordando sobre a ocorrência de transferência de tecnologia na estratégia de inovação dessas empresas e sobre a interação com outros atores do ecossistema de inovação. As informações coletadas em todas essas etapas deram base para a elaboração de um manual técnico operacional para a construção de um Technology Roadmap de Transferência de Tecnologia (TRM-TT) para pequenos negócios, que é o produto tecnológico previsto nesta pesquisa. Por meio do questionário Survey, foi possível confirmar que o pouco conhecimento das empresas sobre o conceito de transferência de tecnologia e suas possibilidades de parcerias, impacta na formalização desse processo, e consequentemente, nos registros oficiais sobre a prática. O manual técnico operacional está disponível como anexo a este documento.

The objective of this research was to propose a Roadmap model that facilitates the technology transfer process in small industries of the Food and Beverage sector in the Federal District, with the actors of the triple Helix involved. To this end, a theoretical reference on technology transfer, legal framework for innovation, and technology fore- sight was raised. The methodology proposed for the development of the theme in- cludes two articles on Technology Transfer and Technology Foresight. Besides the articles, there is a brief exploratory research on the panorama of the Food and Bever- age sector in Brazil and in the Federal District. There are also the results of the appli- cation of a survey questionnaire, in small companies of Food and Beverages in the Federal District, addressing the occurrence of technology transfer in the innovation strategy of these companies and the interaction with other actors of the innovation ecosystem. The information collected in all these steps provided the basis for the elab- oration of a technical operational manual for the construction of a Technology Transfer Roadmap (TRM-TT) for small businesses, which is the technological product foreseen in this research. Through the Survey questionnaire, it was possible to confirm that the little knowledge companies have about the concept of technology transfer and its part- nership possibilities impacts the formalization of this process, and consequently, the official records about the practice. The technical operational manual was made available as an annex to this document.

Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2022.