Definição

Forma pela qual a UnB admite o ingresso de aluno interessado em cursar disciplinas isoladas, sem constituir vínculo com o curso de Pós-Graduação PROFNIT.

Aplicação

• Portadores de diploma de curso superior.
  • Alunos regulares matriculados no último ano do curso superior, com direito a admissão por transferência obrigatória, nos termos da legislação em vigor.
  • Alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior.
  • Interessados com processo de revalidação de diploma em tramitação na UnB, com exigência de cursar disciplina, estabelecida pela comissão de avaliação.

Pontos Fundamentais

• Ao requerimento de matrícula em disciplinas ficarão condicionados à existência de vaga, decorrido o processo de matrícula dos alunos regulares.
  • O aluno especial de pós-graduação poderá cursar o total máximo de 15 créditos no PPG PROFNIT.
  • O aluno especial poderá obter matrícula em disciplinas restritas somente após a concordância expressa do colegiado departamental.
  • O aluno especial não poderá utilizar o benefício de trancamento geral ou trancamento parcial de matrícula.
  • A solicitação de admissão é de periodicidade semestral.
  • Para cada solicitação de admissão de aluno especial, o candidato deverá recolher a taxa de admissão no valor de R$71,00 (setenta e um), referente à análise do pedido, não significando a garantia da matrícula nas disciplinas pleiteadas.
  • Não haverá devolução de taxa de solicitação sob qualquer hipótese.
  • As taxas referentes à matrícula por crédito só serão cobradas no momento de sua efetivação, verificada a aceitação do pedido e a existência de vaga.
  • Os alunos especiais não terão vínculo com cursos regulares, portanto não farão jus a identidade estudantil ou a algum dos seguintes benefícios: alojamento, qualquer tipo de bolsa e qualquer forma de subvenção para utilização do restaurante Universitário.
  • O aluno especial terá que cumprir as exigências feitas aos alunos regulares em sua totalidade, conforme estabelecido no plano de curso da disciplina.
  • Após 10 (dez) anos da realização do número máximo de disciplinas como aluno especial, será permitido ao interessado submeter-se à nova seleção de aluno especial.
  • O aluno especial fará jus a declaração comprobatória de ter cursado disciplinas nesta modalidade. A declaração identificará todas as disciplinas cursadas com aprovação e reprovação, com as respectivas cargas horárias e menções obtidas.
  • Ao aluno especial que, no prazo máximo de até três anos, passar à condição de aluno regular serão concedidos automaticamente os créditos obtidos nas disciplinas cursadas com aprovação. Após três anos, o aproveitamento de estudo será efetivado com análise da unidade acadêmica responsável pela oferta da disciplina.
  • A documentação expedida em outro país deverá ser traduzida para o português e conter o visto do consulado brasileiro do país que a expediu, sendo a tradução dispensada para a língua espanhola.
  • Aluno regular de graduação da UnB não poderá ser registrado como aluno especial.

Procedimentos

• Preencher os formulários adequadamente, indicando as disciplinas e os motivos.
  • Recolher a taxa de solicitação correspondente.
  • Apresentar a seguinte documentação:
  1. Solicitação de admissão como Aluno Especial;
  2. Ficha de Inscrição;
  3. Exposição de motivos;
  4. Comprovante de pagamento da inscrição;
  5. Cópia simples do documento de identificação;
  6. Cópia simples do título de eleitor/comprovante de votação;
  7. Cópia simples do diploma ou carteira de registro do respectivo conselho profissional;
  8. Cópia simples do histórico escolar da graduação;
  9. Cópia simples do comprovante de residência;
  10. Currículo Lattes ou Vitae
  11. Cópia simples da reservista (para homens)

Análise

As solicitações serão apreciadas pelo Colegiado Departamental e/ou coordenação do curso.

Critérios

• Verificação da “Exposição de Motivos”.
  • Verificação da situação acadêmica do aluno.
  • Verificação da documentação exigida.
  • Existência de vaga, após a efetivação das etapas de matrícula de aluno regular.
  • Em caso de número limitado de vagas, havendo excesso de candidatos, dar-se-á prioridade ao candidato conforme normas estebelecidas pelos edital.

Resultado

• Os dados pessoais do aluno serão registrados e passarão a integrar o cadastro discente de aluno especial.
  • O sistema incluirá os dados referentes às disciplinas, efetivando a matrícula do aluno especial.

Ciência do Aluno

• SOLICITAÇÃO DEFERIDA: Para efetivação da matrícula, o aluno deverá recolher a taxa semestral correspondente ao número de créditos da(s) disciplina(s) deferida(s).
  • SOLICITAÇÃO INDEFERIDA: 15 dias após o prazo de indeferimento da solicitação toda documentação será descartada.

Legislação Básica

• Resolução CEPE Nº 123/2002, de 30/09/2002.