Livros PROFNIT

Livros da Coleção PROFNIT para dowload gratuito

Série Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI)

Série Prospecção Tecnológica (PROSP)

Série Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro (POL)

Série Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação (MET)

• Vol. 01 (em elaboração)

Série Conceitos e Aplicações de Transferência de Tecnologia (TT)

Livros em Parceria com o CDT

Direito Autoral capa

Direito Autoral

O presente livro destina-se ao estudo dos Direitos Autorais, mais precisamete dos direiteos de autor e dos direitos conexos. Os direitos autorais estão incuídosdento do âmbito dos direitos de propriedade intelectual. A propriedade intelectual, como o próprio nome sugere, refere-se a possibilidade de usar, gozar e utilizar os frutos advindos da criação intelectual, desde que devidade concretizados e não pertencetes mais ao mundo das ideias.

Direito Marcario capa

Direito Marcário

A prática de marcar e identificar objetos antes da sua venda froi crescendo e se propagando ao longo do tempo, mas este costume de se identificar objetos por meio de sinais passou a ser amplamente praticado a partir do sécrulo XIX, com a revolução industrial, que então consagrou tal prática. Naturalmente, percebeu-se a importância deste costume, principalmente quando os compradores passaram a exigir que um produto tivesse determinada autoria e procedência. Percebeu-se que a marca agregada valor ao produto vendido ou serviço prestado, sendo, muitas vezes objeto de desejo. Consequentemetne, algmas marcas passaram a ser indevidademte copiadas, surgindo aí uma necessidade de se impedir esta prática para garantir a autenticidade das marcas sobre produtos, protegendo o consumidor. Assim, nasceu o direito marcário e as suas especificações para proteção e regitro de marcas, sendo uma área ampra e que vem crescendo e se modificando conforme as novas necessidades do ramo.

Direito patentario capa

Direito Patentário

Este livro é fruto do trabalho desenvolvido pelo Centro de APoio ao Desenvolvimento Tescnológico (CDT) na qualidade de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade de Brasília e visa difundir a importância da política de proteção e disseminação do conhecimento gerado na Universidade.

Conhecimentos Bsicos sobre PI capa

Conhecimentos básicos sobre Propriedade Intelectual

Tutorial de Busca nos Principais bancos de Patentes capa

Tutorial de busca nos principais bancos de patentes

Manual Propriedade Intelectual capa

Manual - Propriedade Intelectual

Neste esforço, o "Manual Básico: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia" tec como objetivo servir de estímulo e orietação a comunidade acadêmica para o desenvolvimento de Tecnologias visando à proteção e fortalecendo os aspectos da Propriedade Intelectual, tendo como referencias os mecaninsmos criados no âmbito da Universidade sob o panorama da legislação vigente no Brasil. Desta forma, a elaboração desse manual objetiva contribuir com a transferência do conhecimetno geradi na Universidade para a sociedade.

Manual Servicos Tecnologicos capa

Manual - Serviços Tecnológicos

O Manual de Serviços Tecnológicos tem como objetivo servir de estímulo e orientação para a formalizaçõ de parceria entre o setor público, empresas e os expertises da Universidade de Brasília, para a prestação de serviços tecnológicos e celebração de acordo de cooperação técnica, fortalecendo assim os aspectos da inovação. E, desta forma, contribuir com a TransferÊncia de conhecimento, gerado na Universidade, na forma de respostas técnicas, prestação de serviços e novas tecnologias para a sociedade.