NOTÍCIAS PROFNIT UnB

Internacionalização de startups brasileiras : uma abordagem prática através do Programa StartOut Brasil

Bando, Cristina Mieko Costa

Martin, Adriana Regina

Inovação empresarialStartupsStartups - internacionalização

11-Dez-2018

BANDO, Cristina Mieko Costa. Internacionalização de startups brasileiras: uma abordagem prática através do Programa StartOut Brasil. 2018. [175] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Resumo:  A inovação é a novidade ou a melhoria em produtos ou serviços e, em processos de uma empresa. Ela pode ocorrer através das startups, que são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos e serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento. Muitas startups buscam a internacionalização como forma de obter melhorias estruturais e expandir o desenvolvimento de seus negócios, pois ela promove a inovação, na medida em que as interações com tecnologias externas possibilitam parcerias tecnológicas para o desenvolvimento local e até mesmo a apropriação de novas tecnologias. A internacionalização de startups também contribui para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país, uma vez que ela promove o aumento da competitividade, o incremento das receitas, o desenvolvimento de novos negócios e a menor dependência da economia local destas startups. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo geral analisar o processo de internacionalização das startups para o desenvolvimento de um guia para a internacionalização de startups brasileiras. A metodologia utilizada é qualitativa e toma forma de um estudo de caso, contemplando a revisão da literatura e a realização de oficinas com empreendedores e instituições de apoio à internacionalização de startups. O estudo conclui que empreendimentos inovadores e startups tem mais dificuldades comparadas a empresas tradicionais e que os instrumentos de apoio para internacionalização não são acessíveis por grande parte das startups pelo desconhecimento e por não se identificarem como público destes mecanismos de apoio a internacionalização de empresas. E com base no estudo foi elaborado um Guia para Internacionalização das Startups Brasileiras que irá facilitar o processo de difusão de informações sobre os instrumentos de apoio à internacionalização de startups.
Palavras-chaves: inovação; startups; internacionalização.
Abstract

The Innovation is novelty or improvement in products or services and in processes of a company. It can occur through startups, which are start-ups that develop innovative products and services with the potential for rapid growth. Many startups are seeking internationalization as a way of achieving structural improvements and expanding their business development as it promotes innovation as interactions with external technologies enable technological partnerships for local development and even the appropriation of new technologies. The internationalization of startups also contributes to the economic and technological development of the country, as it promotes increased competitiveness, increased revenues, new business development and less dependence on the local economy of these startups. In this context, this study has as general objective to analyze the process of internationalization of startups for the development of a guide for the internationalization of Brazilian startups. The methodology used is qualitative and takes the form of a case study, contemplating the literature review and the realization of workshops with entrepreneurs and institutions to support the internationalization of startups. The study concludes that innovative enterprises and startups have more difficulties compared to traditional companies and that the instruments of support for internationalization are not accessible by most of the startups due to lack of knowledge and for not identifying themselves as public of these mechanisms to support the internationalization of companies. Based on the study, a Guide for the Internationalization of Brazilian Startups was prepared, which will facilitate the dissemination of information about the instruments to support the internationalization of startups.Keywords: innovation, startups and internationalization.

Keywords:

innovation, startups and internationalization.

Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.

Aparece nas coleções: CDT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Dissertações)