Área de concentração - Linhas de Pesquisa 

As áreas de concentração do PROFNIT são: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

 

Linha de Pesquisa 1: Propriedade Intelectual

Estudos analíticos e práticos sobre as competências do Núcleos de Inovação Tecnológica e sua política institucional de inovação de acordo com o arcabouço legal e políticas setoriais. Estímulo à proteção das criações, resultados de P&D tecnológico, busca de anterioridade, processamento e manutenção dos títulos de Propriedade Intelectual nas diversas áreas de conhecimento (patentes, direitos de autores, cultivares, registros de softwares etc.).

 

Linha de Pesquisa 2 - Transferência de Tecnologia 

Transferência de Tecnologia nas suas diversas formas e vários setores estruturantes e seus inter-relacionamentos, identificação de nichos de mercado e ambientes de inovação de base tecnológica e suas interações sistêmicas, empreendedorismo, identificação de gargalos e de oportunidades de mercado para transferir tecnologia adequadamente (inteligência competitiva) visando seu uso pela sociedade e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico nas esferas local, regional e global, melhorando as condições de vida da população, alavancando o PIB e impulsionando o IDH.

 

Temas Transversais PROFNIT

Os Temas Transversais do PROFNIT são propostos a cada Turma anualmente e acompanham as atividades das disciplinas dessa Turma:

 – Turma 2016 (pdf) (zip): Fosfoetanolamina; Copaíba

 – Turma 2017 (pdf) (zip): Impressora 3D; Rastreabilidade de acesso a biodiversidade

 – Turma 2018 (pdf) (zip): Internet das coisas (IoT)

 – Turma 2019 (pdf) (zip): Inteligência artificial