ARQUIVO PDF

A interação universidade e estado na promoção da inovação na saúde : um estudo de caso do projeto Vera

Malveira, Sandra

Ghesti, Grace Ferreira

Gestão do conhecimento, Lei de inovação tecnológica, Projeto Vera, Inovação em saúde

21-Jun-2018

Referência:  MALVEIRA, Sandra. A interação universidade e estado na promoção da inovação na saúde: um estudo de caso do projeto Vera. 2018. 54 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

A interação Academia-Empresa-Estado, impulsionada pela Lei de Inovação e em conformidade com a teoria da Hélice Tríplice, é condição que fomentam o desenvolvimento tecnológico no país, o qual aproxima o campo da ciência, o campo produtivo e o governo. Nesse sentido, o Ministério da Saúde induziu o Projeto Vera na UnB, o qual gerou o Equipamento Vera que foi protegido por meio de patente e software, porém, para que seja implementada pelo SUS, diversas etapas adicionais foram acrescidas ao processo de transferência de tecnologia que ainda não ocorreu. A Lei também atribuiu novas competências aos Núcleos de Inovação Tecnológica, fortalecendo ainda mais o seu papel nas instituições onde estão inseridos. O objetivo deste estudo foi analisar a interação da Universidade e o Estado descrevendo a experiência de gestão do Projeto Vera pelo NIT. A metodologia aplicada no estudo foi a exploratória com pesquisa documental conciliada à metodologia de estudo de caso. O estudo mostrou que apesar do Projeto no início de sua concepção, contou com a participação de empresa do ramo, da Universidade e do Estado, além de ter gerado tecnologias e formação de recursos humanos, houve falhas na gestão do conhecimento, os quais impactaram no processo de transferência de tecnologia. Neste contexto observou-se que, a gestão de projetos que envolvem desenvolvimento tecnológico, por parte da UnB, deve ser revista a fim de engajar e garantir a inclusão de suas tecnologias no mercado. Quanto à gestão do conhecimento pelo DECIIS/MS, sugere-se uma ampla discussão sobre a importância dessa ferramenta, com vista a elaborar modelos de gestão do conhecimento, os quais poderão se tornar referências para outros programas, em especial àqueles que visam o fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde.

Palavras-chave:

Gestão de Conhecimento. Núcleo de Inovação Tecnológica. Transferência de Tecnologia. Inovação.

Abstract:  The Academy-Enterprise-State interaction, driven by the Innovation Law and in accordance with the Triple Propeller theory, is a condition that fosters technological development in the country, which brings the field of science closer to the productive field and government. In this sense, the Ministry of Health induced the Vera Project in UnB, which generated the Vera Equipment that was protected by means of a patent and software. However, in order to be implemented by SUS, several additional steps were added to the technology transfer process which has not yet occurred. The Law also assigned new competencies to the Technological Transfer Office, further strengthening its role in the institutions where they are inserted. The objective of this study was to analyze the interaction between the University and the State describing the experience of managing the Vera Project by Technological Transfer Office. The methodology applied in the study was the exploratory one with documentary research reconciled to the methodology of case study. The study showed that, although the Project was initially conceived, it counted on the participation of companies from the branch, the University and the State. In addition to generating technologies and training of human resources, there were failures in knowledge management, which impacted on the process of technology transfer. In this context it was observed that the management of projects involving technological development by UnB should be reviewed in order to engage and ensure the inclusion of its technologies in the market. With regard to knowledge management by DECIIS / MS, a broad discussion about the importance of this tool is suggested, with a view to elaborating knowledge management models, which may become references to other programs, especially those aimed at strengthening the Health Industrial Complex.

Knowledge Management. Technological Transfer Office. Technology. transfer. Innovation.

Informações adicionais:  Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.