Dantas, Agnaldo de Almeida

Pedro, Edilson da Silva

Desenvolvimento sustentável - Amazônia, Especialização inteligente, Biodiversidade, Bioeconomia, Manaus (AM)

31-Jul-2018

DANTAS, Agnaldo de Almeida. Análise do modelo de especialização inteligente aplicada à estratégia de desenvolvimento de Manaus/AM. 2018. 164 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Em sendo a região Amazônica detentora do maior estoque de recursos estratégicos – água, minerais, biodiversidade – do planeta, ela constitui-se em um dos espaços vitais mais importantes do século XXI. Essa realidade geopolítica para a região Amazônica exige uma maior atuação do Estado no crescimento econômico, no desenvolvimento sustentável e na soberania nacional sobre essa região. No entanto, as políticas até então aplicadas na região não foram eficazes para promover o desenvolvimento da região, a qual apresenta um elevado índice de vulnerabilidade social. Como proposta para reverter essa situação, este estudo propõe a análise da estratégia de Especialização Inteligente - utilizado com considerável sucesso na União Europeia e, inclusive, visando adequações para o contexto do desenvolvimento de Manaus. Nesse sentido, o estudo propôs um framework e diretrizes políticas para essa região específica e central na Amazônia, elaborado a partir de: a) requisitos e recomendações que a estratégia de Especialização Inteligente requer das partes interessadas da região; b) análises das especializações mais favoráveis à transformação da grande vantagem comparativa da região, associada a sua elevada biodiversidade, usando a Biotecnologia, Bioprospecção e o modelo de Bioeconomia; c) políticas e instrumentos aplicáveis ao contexto do Estado do Amazonas (inserido na região amazônica); d) análise mais específica de Manaus, por meio do levantamento de elementos da matriz SWOT da cidade, e estudos que aplicaram a metodologia Delta Opportunity (Fundação Certi) e ANIS (IIT). Ao final, o estudo apresenta um framework e sugere recomendações para uma ação de implantação da Especialização Inteligente sistematizar e gerar coerência e eficácia nas politicas, planos e instrumentos de desenvolvimento de Manaus.

Palavras-Chave:

Desenvolvimento Sustentável. Especialização Inteligente. Biodiversidade. Bioeconomia. Biotecnologia. Manaus.

Since the Amazon region is the largest stock of strategic resources - water, minerals and biodiversity - it is one of the most important vital spaces of the 21st century. This geopolitical reality for the Amazon region demands greater State action in economic growth, sustainable development and national sovereignty over this region. However, policies hitherto implemented in the region have not been effective in promoting the development of the region, which has a high rate of social vulnerability. As a proposal to reverse this situation, this study proposes the analysis of the strategy of Smart Specialization - used with considerable success in the European Union and, also, aiming at adaptations to the development context of Manaus. In this sense, the study proposed a framework and policy guidelines for this specific and central region in the Amazon region, based on: a) requirements and recommendations that the Smart Specialization strategy requires from stakeholders in the region; b) analyzes of the specializations most favorable to the transformation of the great comparative advantage of the region, associated with its high biodiversity, using Biotechnology, Bioprospecting and the Bioeconomics model; c) policies and instruments applicable to the context of the State of Amazonas (inserted in the Amazon region); d) more specific analysis of Manaus, through the survey of elements of the SWOT matrix of the city, and studies that applied the methodology Delta Opportunity (Fundação Certi) and ANIS (IIT). In the end, the study presents a framework and suggests recommendations for an implementation of the Smart Specialization to systematize and generate coherence and effectiveness in the policies, plans and development instruments of Manaus.

Sustainable Development. Smart Specialization. Biodiversity. Bioeconomics. Biotechnology. Manaus.

Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.

Aparece nas coleções: CDT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Dissertações)