NOTÍCIAS PROFNIT UnB

Proposta de consolidação do ecossistema de inovação da região do baixo Acre : percurso histórico e novos cenários para a inovação e desenvolvimento territorial sustentável

Montilha, Herika Fernanda Dantas

Carvalho, Sonia Marise Salles de

Coorientador(es):  Ghesti, Grace Ferreira

Ecossistemas de inovaçãoAcre (AC)Desenvolvimento sustentávelCiência, tecnologia e inovação

28-Ago-2018

MONTILHA, Taynan Santos. Proposta de consolidação do ecossistema de inovação da região do baixo Acre: percurso histórico e novos cenários para a inovação e desenvolvimento territorial sustentável. 2018. 108 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Objetivou-se com o presente trabalho mapear o estado da arte do baixo Acre em relação à ciência, tecnologia e inovação (CTI) para identificar os atores e ações locais bem como os desafios e as potencialidades do desenvolvimento da CTI e propor a consolidação do ecossistema de inovação da região, baseada na hélice quíntupla. A região amazônica possui historicamente os menores índices de desenvolvimento econômico, social e de inovação. No cenário nacional, alguns desafios urgentes têm sido discutidos no sentido de reposicionar a Amazônia e reduzir as desigualdades econômicas e sociais em relação as demais regiões do Brasil. Neste sentido, o conceito da Hélice Quíntupla (academia-governo-indústria-sociedade-meio ambiente) se adequa à região do baixo Acre, por concentrar um expressivo número de entidades de classe, onde o governo trabalha com a expansão da indústria por meio de parceria-público-privadas e por ser um local de grande concentração de biodiversidade ainda pouco explorada. A metodologia utilizada neste relatório teve como referência a pesquisa qualitativa exploratória com abordagem indutiva com auxílio de fontes primárias, secundárias, além da pesquisa-ação através do conhecimento, experiência e vivência da própria autora. Identificou-se uma grande quantidade de instituições atuando em vários projetos de CTI sem a participação de empresas privadas. Além disso, verificou-se a existência de iniciativas governamentais para o fortalecimento do ecossistema de inovação como, por exemplo, investimentos em ambientes de gestão do conhecimento compartilhadas (startups, incubadoras, centros vocacionais tecnológicos, etc). Entretanto, observou-se falta de incentivos financeiros para o incremento destas ações supracitadas, além da ausência de sinergismo entre programas e projetos institucionais, resultando em baixos índices de inovação. Conclui-se que o estado do Acre precisa se posicionar estrategicamente para reduzir a dependência da administração pública e, com isso, promover um ambiente empreendedor, alavancando a inovação por meio da Hélice Quíntupla.

Palavras-chave:

Ecossistemas de Inovação; Inovação no Acre; Hélice Quíntupla; Desenvolvimento Sustentável; Regional Baixo Acre

Abstract:  The objective of this work was to map the state of the art from the lower Acre in relation to science, technology and innovation (CTI) to identify local actors and actions as well as the challenges and potentialities of CTI development and propose the consolidation of the ecosystem of innovation in the region, based on the quintuple propeller. The Amazon region historically has the lowest rates of economic, social and innovation development. In the national scenario, some urgent challenges have been discussed in order to reposition the Amazon and reduce economic and social inequalities in relation to the other regions of Brazil. In this sense, the concept of the Quintuple Helix (academy-government-industry-society-environment) fits the region of Lower Acre, by concentrating an expressive number of class entities, where the government works with the expansion of industry through partnership-public-private and for being a place of great concentration of biodiversity still little explored. The methodology used in this report was qualitative exploratory research with an inductive approach with the help of primary, secondary, and action research through the author's own knowledge, experience and experience. A large number of institutions were identified, working on several STI projects without the participation of private companies. In addition, there have been governmental initiatives to strengthen the innovation ecosystem, such as investments in shared knowledge management environments (startups, incubators, vocational technology centers, etc.). However, there was a lack of financial incentives to increase these actions, as well as the lack of synergism between programs and institutional projects, resulting in low innovation rates. It is concluded that the state of Acre needs to position itself strategically to reduce the dependency of the public administration and, with that, to promote an entrepreneurial environment, leveraging the innovation through the Quintuple Helix.

ecosystems of innovation; innovation at Acre; quintuple helix; sustainable development; regional low Acre

Informações adicionais:  Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.