NOTÍCIAS PROFNIT UnB

Habilidades e competências para a inovação tecnológica : proposta de materiais e métodos para produção de plano de ensino e guia de capacitação em propriedade intelectual

Dias, Fabrícia Ribeiro

Martins, Emerson Fachin

Propriedade intelectual - BrasilPropriedade intelectual - proteçãoProteção tecnológicaImplementação - guia

Data de defesa:  28-Nov-2018

DIAS, Fabrícia Ribeiro. Habilidades e competências para a inovação tecnológica: proposta de materiais e métodos para produção de plano de ensino e guia de capacitação em propriedade intelectual. 2018. 65 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

O objetivo do presente trabalho é propor um plano de ensino para implementação de um curso e uma metodologia para a elaboração de um guia prático que procure auxiliar o treinamento de colaboradores de Núcleos de Inovação Tecnológica e aperfeiçoar o conhecimento de pesquisadores e empresários sobre os processos de proteção e gestão das principais modalidades da propriedade intelectual. Para cumprimento deste objetivo é proposta uma ementa para o curso, a estrutura de uma estratégia educacional a ser utilizada pelo docente, uma metodologia para a elaboração de um guia para implementação do curso e de um material para acompanhamento dos alunos e, apresentação de um sumário para o guia didático. O objeto de estudo é a atual situação da disseminação da cultura na área de Propriedade Intelectual no Brasil. A metodologia utilizada é referente a uma pesquisa qualitativa exploratória de abordagem indutiva, analisando a atual situação e propondo como solução a criação de material instrucional para a melhora na disseminação da propriedade intelectual; além de uma pesquisa-ação baseada em meu trabalho no NIT e a oficina profissional desenvolvida durante o mestrado; e uma pesquisa bibliográfica dos cursos e materiais já existentes. A criação deste novo material didático instrucional será um teste empírico que espera preencher lacunas na aprendizagem da propriedade intelectual no país.

Palavras-chave:

Propriedade intelectual, NIT, proteção tecnológica, gestão da PI

The aim of this work is to put forward an educational plan to implement a course and a methodology to elaborate a practical and comprehensive guide to aid and enable workers of the Nucleus of Technological Innovation about the Intellectual Property (IP) applications and its management. In order to achive this, it is presented the course topics, the educational structure to be applied by the teacher, a methodology to elaborate a guide to implement the course, a didactic follow up material for the students and presentation of the guide index. The subject of study is the current situation of PI culture dissemination in Brazil. The methodology applied here refers to a qualitative exploratory research of inductive approach, witch, after evaluation of the current situation, the solution proposed is the creation of an instructive material to improve the IP dissemination; beyond the actionsearch based on my years activities and the professional intership developed during the masters degree; e a bibliografic search of the courses and material available. The creation of this new didactic material is an empiric test witch hopes to fill the blanks in the Brazil’s IP teaching.

Intellectual Property, Nucleus of Technological Innovation, technology protection, Intellectual Property management

Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2018.