NOTÍCIAS PROFNIT UnB

Proposta de manual na operacionalização da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT\UnB : instrumentalização jurídica

Santos, Levi dos

Carvalho, Sonia Marise Salles de

Coorientador(es):

Santana, Ana Cláudia Farranha

Incubadoras de empresasInstrumentos jurídicosTecnologia socialDesenvolvimento tecnológicoInovação tecnológica

1-Fev-2019

SANTOS, Levi dos.Proposta de manual na operacionalização da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT\UnB: instrumentalização jurídica. 2019. 202 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

A Incubadora de Tecnologia Social e Inovação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) é uma modalidade de incubação do Programa Multincubadora de Empresas que apoia empreendimentos solidários ou que desenvolvam Tecnologias Sociais. O surgimento de marcos jurídicos no Brasil e no Distrito Federal e a criação de um Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) na UnB, corroboram para o reposicionamento da incubadora a partir de uma política interna de Inovação, e reflete em possibilidades de modernização da Metodologia de incubação a partir da qualificação das tecnologias sociais, dos empreendimentos solidários, da geração de inovações, e da preocupação com as questões que envolvam o impacto social e ambiental. Sendo assim, o estudo propôs um produto tecnológico no formato de um Manual contendo a análise dos instrumentos jurídicos da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação no CDT/UnB, visando auxiliar a incubadora na UnB, nas formalidades jurídicas em ações que serão desenvolvidas no ano de 2019 para a incubação de empreendimentos do Distrito Federal e entorno.

The Incubator of Social Technology and Innovation of the Center for Support of Technological Development of the University of Brasília (CDT / UnB) is an incubation modality of the Multincubator Program of Companies that supports joint ventures or develop Social Technologies. The emergence of legal frameworks in Brazil and the Federal District and the creation of a Research and Innovation Decanat (DPI) in UnB, corroborate the repositioning of the incubator based on an internal policy of Innovation, and reflects in possibilities of modernization of the Methodology of incubation based on the qualification of social technologies, solidary enterprises, the generation of innovations, and concern with issues involving social and environmental impact. Therefore, the study proposed a technological product in the format of a Manual containing the analysis of the legal instruments of the Incubator of Social Technology and Innovation in the CDT / UnB, aiming at assisting the incubator in UnB, in the legal formalities in actions that will be developed in the year of 2019 for the incubation of enterprises of the Federal District and surroundings.

Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2019.